quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Um breve histórico sobre a bicicleta





Ao que tudo indica, um dos precursores da bicicleta teria sido inventado por volta de 1817 em Paris pelo Barão Karl Friedrich Christian Ludwig Drais von Sauerbronn. A Draisienne, assim batizada em homenagem ao inventor, correspondia a um veículo de duas rodas de madeira, sendo o deslocamento resultante do impulso dos pés contra o solo. O aparato possuía ainda um guidão muito semelhante ao timão das embarcações, freio e um pequeno acolchoado correspondente ao atual selim. Tal invento apresentou considerável popularidade entre a pequena burguesia francesa desse período. Uma versão mais refinada da máquina de von Drais foi apresentada dois anos mais tarde em Londres. O hobby-horse foi desenvolvido por Denis Johnson como alternativa de passatempo à sociedade inglesa.

Na segunda metade do século XIX, o ferreiro francês Pierre Micheaux criou o velocípede, uma espécie de bicicleta cujo sistema de propulsão se dava por meio de pedais instalados diretamente à roda dianteira. O velocípede possuía uma estrutura de ferro e pesava cerca de 35 quilos. O meio de transporte chegou a ser produzido em escala industrial pela Micheaux et cie, uma sociedade firmada entre Pierre e Ernest Micheaux e os irmãos Ollivier e valia 500 francos-ouro. Entretanto, apenas pessoas bem condicionadas fisicamente poderiam usufruir do transporte já que, para fazer a grande roda dianteira girar, era necessária grande força do ciclistas nos pedais. Alguns anos mais tarde, ainda na década de 1880, apareceu a solução ao problema da dificuldade na propulsão dos pedais. A idéia de fixar os pedais em um pequeno círculo ligado à roda traseira por uma corrente dentada foi colocada em prática pelo britânico James K. Starley na cidade de Conventry. A tração dianteira da máquina passou a ser traseira. Além disso, pode-se observar melhora considerável na ergonomia do móvel quando Starley propôs o emparelhamento no tamanho da rodas. Na década seguinte, foram introduzidos pneus com câmaras de ar no lugar das rodas de metal. A bicicleta, assim, adquiriu o formato o qual conhecemos hoje, o que a tornou mais acessível às camadas mais baixas da população.

É importante destacar a dificuldade em encontrar uma única origem da bicicleta. É muito provável que diferentes pessoas, nas mais diversas partes do mundo, possam ter apresentado a mesma idéia: adaptar um cavalo a partir de duas rodas. Há relatos de esboços desenhados por Da Vinci que lembram muito uma bicicleta. O importante é salienta o que o advento e a popularização da bicicleta significou no cotidiano da repartida sociedade do final do século XIX. Um novo meio de transporte, de fácil manuseio, relativamente barato, seguro, limpo e que ajudou a intensificar a circulação nas ruas - e até em pequenas viagens - de pessoas comuns.



FONTES

EMBAIXADA DO REINO DOS PAÍSES BAIXOS (Brasília, DF). Holland - pioneers in international business: catálogo. Brasília: 2008.
HISTÓRIA DA BICICLETA. Disponível em: http://www.pedalcenter.com.br/CuriosidadesHistoriadaBicicleta.htm. Acesso em: 14 de dezembro de 2008.
MARCHAND, Jacques. El ciclismo. Madrid: Publicaciones del Comite Olimpico Español, 1977.

PERROT, Michelle (Org). História da vida privada 4: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

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