quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Projeto ecológico de ciclovia pode ser implantado na UFSC
A implantação de uma ciclovia dentro do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, assim como equipamentos públicos (bicicletários) e espaços de lazer, com baixo impacto ambiental, partem do Projeto Ciclovia Ecoeficiente.
A utilização de materias reciclados no pavimento, fontes de energias alternativas (energia solar) e aproveitamento da água da chuva (que será usada nos vasos sanitários dos vestiários) são as principais diretrizes deste projeto, visando à diminuição da emissão de gases de combustíveis fósseis na atmosfera.

Mobilidade e acessibilidade ao maior espectro de usuários é também uma preocupação da equipe responsável pelo projeto, formada por bolsistas de diversos cursos da UFSC.
No final de 2008, foi montada uma equipe com um enfoque no caráter ecológico para o projeto. Doze bolsistas foram selecionados através de testes e entrevistas, formando uma equipe interdisciplinar coordenada pela professora Alina Gonçalves Santiago (Arquitetura e Urbanismo).
“Vivemos em um planeta à beira de um colapso econômico-ambiental, e muito disso está relacionado com hábitos do nosso dia-a-dia, dentre os quais se destaca o uso irracional do automóvel. A bicicleta é uma alternativa de transporte saudável e econômica, e o seu uso deve ser encorajado. Portanto nada mais lógico do que disponibilizar condições para que toda a comunidade da UFSC e seu entorno sinta-se disposta a trabalhar, estudar, se divertir diariamente, utilizando meios de transporte ecológicos como a bicicleta, patins, skate”, afirmou Ícaro Seleme, aluno de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.
Além dos 12 bolsistas e da professora Alina Santiago, o projeto é apoiado pelo ETUSC (Escritório Técnico-Administrativo da UFSC) e pelo apoio da Administração Central, tendo como entusiasta o Reitor Álvaro Prata.

Os alunos disponibilizaram uma enquete online, para que os estudantes da universidade e a população participem indicando as principais necessidades e sugestões, dando continuidade ao projeto.

O Projeto Ciclovia Ecoeficiente ainda se encontra na fase inicial. Para que a ciclovia seja implantada, a equipe ainda precisa definir os principais trajetos da ciclovia e os materiais que serão utilizados, analisar os resultados da enquete, consultar o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) sobre o novo Plano Diretor de Florianópolis, e o ETUSC, a respeito de projetos previstos para o campus da Trindade. Por último, serão propostos modelos de bicicletários em pontos estratégicos do campus, além do orçamento.

“A implantação da ciclovia irá incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. E com a criação de espaços de lazer, o campus servirá de opção para diversas pessoas que buscam diversão e bem-estar, sem prejudicar o meio ambiente”, afirmou Marília Carlini Freire, aluna de Engenaria de Produção Elétrica da UFSC.

A adaptação da universidade para portadores de necessidades especiais com rampas de acesso, caminhos cobertos e playgrounds adaptados são umas das idéias do projeto.

Mais informações no blog ou o por e-mail.

Blog: http://cicloviaecoeficiente.blogspot.com/
Email: ciclovia.ecoeficiente@gmail.com


(Por Cibelly Favero, Ambiente JÁ, 23/12/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário